7 de jul. de 2009

Cena Aberta: Jornalismo televisivo vira piada

por Endrigo Annyston
redigido pela Equipe Mundo da TV Aberta


É bem verdade que a profissão de jornalista virou piada após ser votada a não obrigatoriedade do diploma, contudo, já há algum tempo o jornalismo televisivo tem virado comédia pastelão.

Ontem (06/07), por exemplo, desde a manhã tinha visto a Rede Record anunciando para hoje (07/07) uma cobertura ao vivo do enterro do astro da música pop Michael Jackson, como se isso fosse um show, um grande espetáculo.

É óbvio que se trata de uma das maiores estrelas do planeta, entretanto, não é um show, é um momento triste, e, os fãs, no Brasil, compartilham essa dor.

Fora isso, a Record não sabe o que fazer da vida. "SP Record" vive sambando pela grade dividindo espaço com o "Pica-Pau", e, agora, com "A Fazenda", que virou, inclusive, um meio para tentar alavancar a apagada estreia de Ana Paula Padrão no "Jornal da Record".

Presença essa que não agregou a audiência desejada pelos poderosos do canal. Ou seja, a notícia deixa de ter importância, porque o importante, de verdade, é ter audiência para mostrar.

E outra bizarrice acontece com o "SBT Brasil", que vai se tornando campeão em gargalhadas por quem acessa o site YouTube. Juliana Alvim, Hermano Henning, Rodolpho Gamberini... quem ainda não pagou um mico no telejornal, que atire a primeira pedra!

O "SBT Brasil" sai do ar no mesmo instante em que "Caminho das Índias" deixa a tela da Globo, tendo terminado de verdade ou não

Hoje aconteceu isso: Carlos Nascimento deu duas notícias "por cima", sobre Michael Jackson e a operação Satiagraha, e, na sequência, se despediu do telespectador, correndo.

Se essa "estratégia" tivesse resultado, eu até entenderia, mas, vem cá, nem o jornal, nem "Vende-se Um Véu de Noiva" dão audiência, portanto, não seria mais justo respeitar o telespectador?

Ter noticiário apenas para dizer que tem, não é a mesma coisa que ter.

É a chamada comédia do jornalismo televisivo. É a treva!

Artigos Relacionados

0 comentários: