9 de ago. de 2011

Lançado documentário sobre Roberto Marinho, fundador das Organizações Globo

Foi lançado na noite desta segunda-feira (08) no Palácio da Cidade, sede da prefeitura do Rio de Janeiro, o documentário "Roberto Marinho - Senhor do Seu Tempo", parte da série "Os Grandes Brasileiros".

A produção, de 56 minutos, conta a história do falecido fundador das Organizações Globo: seus casamentos, o nascimento de seus filhos, a decisão de fundar a TV Globo aos 60 anos de idade.

Repleto de fotos e depoimentos inéditos, o documentário é conduzido pelos três filhos do jornalista, pelo mordomo Edgar, por colaboradores da TV Globo e do jornal O Globo, e intelectuais.

O filme ainda mostra Roberto Marinho (foto) assumindo o comando do jornal O Globo aos 26 anos, a fundação da Rádio Globo, da TV Globo e do maior centro de produção de televisão da América Latina, o Projac, aos 91 anos.

Fatos polêmicos foram incluídos no filme, como a CPI que, no início da TV, levou ao rompimento com o grupo americano Time-Life, as desavenças com Leonel Brizola, as relações do jornalista com o regime militar, a resistência do empresário à censura e a recusa em denunciar jornalistas de esquerda.

Roberto Pisani Marinho faleceu em 06 de agosto de 2003, aos 98 anos de idade, vítima de um edema pulmonar.

Artigos Relacionados

0 comentários: