3 de nov. de 2009
Papo de Bola: Boas e más do esporte da Band
por Edu César
A má: quando narra futebol nacional dos estúdios, Luciano do Valle tenta passar para o espectador que está no palco do jogo, quando não está. Domingo me deu nos nervos ele fazer isso em Palmeiras x Corinthians, com frases como "sensível ao calor de Prudente, a direção da Bandeirantes nos liberou do paletó". Só que há coisas que entregam o tubo: a tapadeira não era tapadeira e sim o logo projetado no chroma-key (um bom olho percebe isso); o tom do falar do Luciano no estúdio é minimamente, mas perceptivelmente mais baixo, calmo, como queira definir, em relação ao estádio; e os repórteres, quando chamados, sempre respondem com dois segundos de atraso, típico em transmissões assim. Pega muito mal uma cobra criada como ele fazer isso.
- Ângulo elevado ou nivelado?
De alguns anos para cá, estabeleceu-se na filmagem de futebol colocar o ângulo principal - aquele que mostra a bola rolando ao vivo - em um ponto mais elevado de muitos estádios, nos quais a imagem era captada da própria cabine da emissora. Vou dar três locais onde sinto muito latente este aspecto: Maracanã, Morumbi e Beira-Rio. Nos dois primeiros, praticamente não há mais filmagens do "ângulo da cabine" em transmissões ao vivo, apenas em reportagens jornalísticas.
Já no terceiro há algo interessante: em algumas transmissões (principalmente as regionais da RBS e as exclusivas do pay-per-view), o ângulo principal é o da cabine, pelo qual a imagem é mais "térrea" e podemos observar a torcida na arquibancada inferior; em outras (como todas que envolvem a Rede Globo), o ângulo principal é o elevado, com a imagem praticamente terminando nas placas de publicidade do lado oposto do campo e sem mostrar a arquibancada com a bola rolando.

Aí podem me perguntar: "e qual a tua preferência?". Particularmente, eu gosto mais do ângulo térreo, apenas por mostrar, além do jogo, a reação da torcida. Primeiro, porque é bobagem pensar que um ângulo elevado dê uma visão melhor da partida, já que provavelmente nem mesmo uma imagem em alta definição num televisor de plasma ofereça a mesma visão do campo (a não ser uma imagem de todo o campo com imagem extremamente nítida e em um aparelho de muitíssimas polegadas). E segundo, pois é bacana ver a reação dos torcedores atrás dos gols quando os lances agudos são concluídos.
Dou outro exemplo neste sentido: peguem os gols do recente Náutico x Sport, disputado nos Aflitos, estádio onde só tem o "ângulo da cabine" e não o mais elevado. Não dá uma graça a mais ver, após a bola estufar a rede, a instantânea reação da torcida levantando pra comemorar? Eu gosto disso.
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