25 de jul. de 2009

Os 'merchans' e as revistas eletrônicas

por José Armando Vannucci

Com várias possibilidades comerciais e com linha editorial flexível, as revistas eletrônicas tomaram conta da programação das emissoras de TV. Este gênero está concentrado no período da manhã com 5 títulos diferentes: "Mais Você", "Hoje em Dia", "Manhã Maior", "Manhã Gazeta" e "Dia Dia".

As 5 produções são voltadas para o mesmo público e, por isso, repetem assuntos, debates, entrevistas, receitas e prestação de serviço. O que pode mudar é a abordagem da pauta com mais ou menos apelação, com mais ou menos humor, com mais ou menos jornalismo, mas no fundo é tudo igual. Faça seu zapping e constate!

Será que não há outro caminho a ser adotado pelas emissoras de TV nessa faixa? Você vai destacar que o SBT e a Cultura atacam com programação voltada às crianças e jovens, mas para os adultos, há outro formato que não seja revista eletrônica?

Infelizmente, na TV aberta poucos são os que arriscam e muitas emissoras preferem pontuar baixo, mas faturar alto com os 'merchans' que caem como luvas nesses programas matinais. Aliás, se tem algo que funciona muito bem e não é derrubado nas revistas eletrônicas é a propaganda através de depoimentos.

Artigos Relacionados

0 comentários: