31 de jan. de 2009

Saiba mais sobre os "louquinhos" das telinhas

"De médico e louco, cada um de nós tem um pouco." A primeira parte do ditado é fácil de confirmar – ou que atire a primeira pedra quem nunca arriscou um diagnóstico ou indicou um remédio para um amigo.

Mas e a segunda? Antes de respondermos, primeiro teríamos que entender, afinal, o que é loucura. Segundo uma das definições do Dicionário Aurélio, seria “tudo que foge às normas, que é fora do comum; grande extravagância; louquice”.

Seja como for, a loucura é um recurso sempre presente na teledramaturgia. Basta darmos uma espiadinha nas novelas que estão no ar no momento. As três tramas da Globo abordam o tema.

Em "Negócio da China", Denise (Luciana Braga), a cada capítulo, fica mais desequilibrada. Na ânsia de se vingar do ex-amante, Mauro (Oscar Magrini), ela até se uniu ao médico tarado Ramiro (Rodrigo Mendonça) para destruir a própria irmã, Júlia (Natália do Vale). Esta, inclusive, já indicou um psiquiatra para Denise.

Em "Três Irmãs", Vidigal (Luiz Gustavo) e Chuchu (Otávio Augusto) entram e saem de sanatórios a toda hora.

Em "Caminho das Índias", Ademir (Sidney Santiago) é um dos exemplos, mas Glória Perez, a autora da trama, promete ir fundo na temática.

No decorrer da história, outros personagens também se mostrarão fora do eixo. Tarso (Bruno Gagliasso) sofrerá de esquizofrenia e ficará claro que Yvone (Letícia Sabatella) é uma psicopata.

0 comentários: