17 de out. de 2010

Dilma e Serra participam hoje (17/10) de mais um debate na TV

por Andréia Sadi, Clarissa Oliveira, Nara Alves e Ricardo Galhardo

Os presidenciáveis José Serra (PSDB / imagem) e Dilma Rousseff (PT / imagem) devem repetir na noite deste domingo (17/10), na RedeTV!, um confronto acirrado, porém não tão tenso quanto o que marcou o debate organizado pela Band logo após a largada no 2º turno da corrida presidencial. O tom mais agressivo estreado por Dilma na semana passada será mantido, mas servirá principalmente para guiar colocações sobre temas programáticos. Serra, por sua vez, se preparou para responder a eventuais críticas sobre temas como privatizações e tentará desconstruir o discurso petista sobre questões como pré-sal.

Na campanha petista, entretanto, a ordem é dosar os ataques. A avaliação é de que o fator surpresa já aconteceu na semana passada. "Não será no mesmo nível, queremos hoje um toque mais equilibrado", afirmou um dirigente petista. Ainda assim, membros da campanha avaliam que a postura assertiva - na definição dada pela prórpia Dilma - foi positiva, ajudou a estancar a sangria de votos principalmente na classe média e setores religiosos, e ajudou a tirar a candidata da posição defensiva.

Entre tucanos, por outro lado, predomina o discurso de que a agressividade de Dilma mostra "desespero" por parte do PT, o que dizem considerar positivo para Serra. Daí o empenho em preparar a defesa e não deixar os ataques sem resposta.

Os 2 candidatos passaram os últimos dias empenhados na preparação do debate. Dilma reuniu-se na noite de sexta-feira (15/10) com a coordenação da campanha em um hotel na capital paulista, para definir as linhas gerais de sua atuação no evento. Na manhã deste domingo (17/10), ela interrompeu os preparativos para uma rápida visita ao Museu da Língua Portuguesa e voltou a dizer que foi apenas "assertiva" no último embate. "Acho interessante, sabe, sempre que uma mulher age e responde no mesmo nível que um homem ela é agressiva. Eu sou capaz de responder de forma bastante assertiva", disse Dilma.

Nesta semana, Serra também comentou os preparativos para o debate. Disse que vai manter o "tom de sempre". Caso a petista intensifique as críticas, o tucano afirmou que vai apenas se "defender das inverdades e falsidades".
  • Temas:
Embora se preparem para manter o tom alto da discussão, os 2 presidenciáveis poderão investir em temas que não tiveram tanto destaque no debate da Band. Possivelmente, os 2 lados evitarão abrir espaço para temas polêmicos, como aborto e religião.

Entre petistas, por exemplo, o plano é dar mais atenção a questões como a promessa tucana de implantar o salário mínimo para R$ 600. Mas será mantido o foco em assuntos como as denúncias envolvendo o ex-diretor da Dersa, Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, acusado de sumir com R$ 4 milhões da campanha do PSDB. Dilma deve usar o caso para reforçar a teoria de que o tucano tem "mil caras".

Serra, por sua vez, deve se empenhar em "desmentir" as afirmações que guiam a campanha petista no que se refere às privatizações do governo Fernando Henrique Cardoso. Ele tende a manter no roteiro também assuntos como a Petrobras.
  • "Debate Eleições 2010 - 2º Turno": neste domingo (17/10), às 21h10, na RedeTV!.

Artigos Relacionados

0 comentários: