18 de set. de 2010

60 anos: TV brasileira precisa ser mais brasileira

por Fabio Maksymczuk

Neste sábado (18/09), a televisão brasileira comemora 60 anos em um momento de transição. O meio de comunicação mais popular do Brasil perde telespectadores quase que diariamente. A chamada "novela das oito", principal produto da nossa tevê, é o símbolo maior desta fase. "Passione" fica ao redor dos 34 pontos de média no IBOPE da Grande São Paulo. Em 2007, "Duas Caras" registrava índices na casa dos 40 pontos.

A TV brasileira precisa voltar a despertar o interesse do público. A programação vespertina, por exemplo, é um dos pontos nevrálgicos. Reprises e filmes invadem esta grade horária. Uma enxurrada de infomerciais toma conta de diversos programas. TV não é só negócio, mas também possui responsabilidade social.

As novelas precisam emocionar o telespectador. A chamada "TV brasileira" precisa voltar a ser brasileira. Hoje em dia, diretores compram formatos estrangeiros, já testados pelo mundo afora, e colocam goela abaixo do telespectador. Por que não testar programas com o DNA genuinamente nacional?

No jornalismo, os telejornais regionais deveriam ganhar mais espaço. Transmitir informações sobre o congestionamento da Marginal Tietê para o morador do Amapá é discutível.

Mesmo com os percalços enfrentados, a TV brasileira ainda aparece como o principal meio de comunicação. Agora, é necessário acompanhar a velocidade das transformações tecnológicas, ampliar a interatividade e perceber a internet como parceira e não concorrente.

Artigos Relacionados

0 comentários: