10 de set. de 2009
Xuxa e TV Globo são condenados por plágio
O Tribunal de Justiça (TJ) do Rio de Janeiro condenou a apresentadora Xuxa Meneghel (foto), sua então diretora Marlene Matos e a Rede Globo por plágio.O TJ acatou o pedido da professora Virgínia Maria Oliveira Borges, que acusou a emissora de utilizar sugestões de brincadeiras para crianças enviadas por ela no extinto "Xuxa Park".
Mesmo tendo enviado as sugestões à Globo, no processo, Virgínia diz que não autorizou o uso destas brincadeiras pelo programa.
Com a condenação, a emissora, a diretora e Xuxa terão que pagar indenização de 500 salários mínimos à professora. O Tribunal entendeu que Virgínia é a criadora das brincadeiras, e por isso tem direito de propriedade intelectual sobre elas. De acordo com a decisão do TJ, a TV Globo plagiou as ideias e as exibiu sem o consentimento da professora.
Os advogados de Xuxa recorreram, alegando que a apresentadora era apenas uma funcionária e que não poderia ser responsabilizada, já que recebia o roteiro da atração pronto e não era responsável pelo conteúdo do "Xuxa Park".
No entanto, a alegação da defesa não foi aceita, e Xuxa foi mantida como um dos réus no processo.
0 comentários:
Postar um comentário