15 de set. de 2009

Globo vai estrear novidades em suas transmissões esportivas

A Rede Globo importou uma tecnologia de Israel para implementar ainda mais suas transmissões esportivas. Trata-se do "optical tracking", uma evolução em relação ao esquema do "tira-teima", usado há anos pela Globo.

A emissora carioca começou a usar o recurso, em fase de testes, na última quarta-feira (09/09), na transmissão do jogo entre Brasil e Chile.

A tecnologia baseada na telemetria, muito usada na "Fórmula 1", permite informar além dos dados já tradicionais na transmissões, o número de arrancadas de um determinado jogador, quantos quilômetros foram percorridos por um atleta ou equipe e até como foi a movimentação dos 2 times.

O novo sistema irá monitorar todos os 22 jogadores em campo, os árbitros e bandeirinhas, além da bola. Para isso, a emissora usará quatro câmeras que irão cobrir todo o campo de jogo.

Para funcionar, antes do jogo um operador de software cadastra todos os jogadores em um campo virtual, dando a eles seus respectivos números em campo. Com isso, o programa reconhece cada um deles, e ao final da partida gera as informações sobre arrancadas, quilometragem e disposição tática.

O "optical tracking" vem sendo testado pela Globo há 2 anos. A emissora não informou qual será a próxima partida que contará com este novo recurso.

Artigos Relacionados

0 comentários: