10 de set. de 2009

"Caminho das Índias" cresce na reta final, mas tem pior desempenho desde "Esperança"

A novela "Caminho das Índias" viu seus índices crescerem nas últimas semanas e tem batido recordes nesta reta final. No entanto, a trama demorou meses para subir, o que fará com que o folhetim de Glória Perez feche com o pior desempenho de uma novela das nove desde "Esperança", exibida em 2002.

Na última terça (08/09), a novela registrou 53 pontos na Grande São Paulo, índice que não era alcançado pela TV Globo, no horário, desde abril de 2006, com "Belíssima" de Sílvio de Abreu.

Até a última terça-feira (08/09), a história, que apresenta as tradições indianas, tem média geral de 38,6 pontos, menor que a da antecessora "A Favorita" que fechou com 39,5 na Grande São Paulo.

"Caminho das Índias" será a 2ª trama das 21h com menor audiência na década, sendo superada apenas por "Esperança", que fechou com 38 pontos. Na ocasião, o autor da história, Benedito Ruy Barbosa, chegou a ser afastado pela emissora.

Desde "Senhora do Destino", a Globo amarga quedas consecutivas no horário. O folhetim que mostrava as maldades de Nazaré (Renata Sorrah) registrou 50,5 pontos em 2005, recorde da década. Em 2006, "Páginas da Vida" registrou 46,8, sua sucessora "Paraíso Tropical" desabou 4 pontos, e fechou com 42,8. A queda continuou com "Duas Caras" (41,1) e "A Favorita" (39,5).

A redução da audiência das tramas globais está ligada, principalmente, ao desinteresse do público pelas telenovelas. De "Senhora do Destino" a "Caminho das Índias", o percentual de TV ligadas na capital paulista caiu de 68% para 65%. Além disso, dentre os televisores ligados, mais de 5% trocaram a TV aberta pelos canais fechados e DVD's.

Artigos Relacionados

0 comentários: