4 de jul. de 2009

Séries mostram amadurecimento global

por Endrigo Annyston

A TV Globo, com o passar dos anos, se acomodou no segmento sitcom, que são as chamadas comédias de situação, ou, resumindo ainda mais, séries de humor. E eu, sinceramente, acho muito mais fácil partir para esse lado.

Primeiro porque, geralmente, as ideias já estão prontas. Basta juntar um pouquinho do que foi feito ali, outro pouco daqui, e, somando tudo, com uma tirada atrás da outra, o grande público se diverte e todos saem felizes. É um segmento onde, raramente, se vê uma novidade.

Não que a novidade seja algo primordial. O saber fazer, frequentemente, é mais importante. Vejam o exemplo de "Brothers & Sisters", grande sucesso mundo a fora, e, no entanto, é um apanhado de tudo o que já foi feito em histórias sobre relacionamento familiar. Contudo, a soma de texto, direção e elenco perfeitos, faz diferença.

Mas nem precisamos ir muito longe, pois, aqui no Brasil, temos o melhor exemplo possível: "A Grande Família". É incrível como o tempo passa, e, o frescor, se mantém. O elenco vai interagindo com situações baseadas em nosso dia-a-dia de forma tão bem feita, que, cada episódio, parece ser melhor que o anterior.

E, comédias de situação, além de não demandar textos mais refinados, abusam da repetição e nem necessitam de externas. Geralmente, é tudo feito em estúdio. Ou seja, pelo conjunto da obra, mais fácil de produzir.

Deixando o segmento humor de lado, neste ano, visando fazer algo diferente, a TV Globo lançou mão de 2 novidades na grade de programação, que foram "Tudo Novo de Novo" e "Força-Tarefa", cujos finais de temporada aconteceram nesta semana.

A segunda, torci a cara, por não gostar de séries policiais, ainda mais quando, pouco tempo antes, a Record estreou "A Lei e o Crime", com um festival de tiroteio, que é sua especialidade em "dramaturgia". E a Globo, mais uma vez, acenou com história, ao invés do tiro pelo tiro.

E bota história nisso, afinal de contas, por ser centrado na polícia investigando a polícia, sem outras possibilidades para o roteiro, com tema fixo, conseguiram, a cada semana, trazer algo novo, e, além de um texto rico, contou com um elenco extremamente competente.

Entretanto, a surpresa mesmo ficou por conta da série protagonizada por Marco Ricca e Julia Lemmertz. Antes da estreia, eu pouco sabia sobre o enredo. Acreditava que seria um trabalho qualquer, ainda mais se levarmos em conta o histórico do que já foi exibido as sextas.

E, "Tudo Novo de Novo", veio como aquele arroz com feijão com um sabor diferente do convencional, daquele com um segredo especial trancado a sete chaves, que só quem faz, sabe o que é, e, por isso, torna o sabor diferente e realmente especial.

Descrevi, logo de início, como um presente da Globo para Marco e Julia, e, principalmente, para os telespectadores. Uma delícia de assistir, mesmo com um horário ingrato e em dia errado para exibição. Um tanto quanto pesada para as noites de sexta, que poderiam ser dedicadas ao humor ou musicais.

Essa aventura da Globo por um segmento diferenciado para suas séries, foi um grande achado no ano de 2009. É quase certo que "Força-Tarefa", pela audiência estável, ganhe novos episódios. Já "Tudo Novo de Novo", dificilmente terá uma nova chance, ainda mais que o episódio de sexta já teve todo um clima de "happy end".

Mas fica, acima de tudo, a expectativa por novos trabalhos tão ricos quanto. A Globo acertou, mais uma vez.

Artigos Relacionados

0 comentários: