16 de mai. de 2009
Roberto Cabrini desvenda a nova rota do contrabando
No próximo domingo (17/05) o "Repórter Record" revela o novo mapa da ilegalidade na fronteira mais crítica do Brasil. Durante 4 semanas, o jornalista Roberto Cabrini esteve na divisa com o Paraguai para investigar como contrabandistas trocaram Foz do Iguaçu/PR pela antes pacata Guairá/PR como porta de entrada para produtos importados.A bordo de helicópteros, lanchas e viaturas 4X4, a equipe do "Repórter Record" percorreu as margens do Rio Paraná por mais de 1350 quilômetros para entender esta mudança de eixo na rota do crime que rouba R$ 9 bilhões dos cofres públicos todos os anos.
No caminho, os profissionais da emissora encontraram portos clandestinos e estradas de terra utilizadas pelos contrabandistas para driblar a fiscalização. O jornalístico especializado em matérias investigativas revela como agem os olheiros - os responsáveis por avisar os bandidos sobre a chegada da polícia. O programa mostra ainda como é fácil equipar um carro com rádio clandestino, capaz de entrar na frequência das autoridades e estragar operações de combate ao contrabando.
Eletrodomésticos, brinquedos, armas e drogas. Todos os dias, mil caixas com produtos ilegais atravessam a fronteira do País, nem sempre pela porta dos fundos. Roberto Cabrini mostra que é possível passar pela alfândega de Brasil e Paraguai sem que as autoridades parem o carro, façam uma vistoria ou sequer peçam o documento dos motoristas.
- O "Repórter Record" vai ao ar neste domingo (17/05), às 22h, logo após o "Domingo Espetacular".
0 comentários:
Postar um comentário