17 de jan. de 2009
Programa "Domingo Legal" completa 16 anos hoje (17/01)
por Lucca Melloredigido pela Equipe Mundo da TV Aberta
No dia 17 de janeiro de 1993, entrava no ar o programa "Domingo Legal", apresentado por Augusto Liberato, o Gugu. Inicialmente, a atração de variedades aproveitou grande parte do formato do "Viva a Noite", sucesso do SBT nos anos 80.
O programa começou sendo exibido gravado. Com os bons índices de audiência, não demorou muito para que o programa ganhasse cada vez mais tempo. No primeiro domingo de 1994, o "Domingo Legal" passou a ser ao vivo.Em 03 de março de 1996, o programa começa mais cedo e atinge pico histórico de 47 pontos, cobrindo a morte dos Mamonas Assassinas. Em 1998, a atração de Gugu que era produzida no Teatro Silvio Santos, passou a ser apresentada direto dos estúdios do SBT. Apesar das frequentes acusações de sensacionalismo, o programa fecha a década de 90 com picos de 40 pontos.
Em 2001 foram 48 semanas à frente da Rede Globo. Na época, para esse bom desempenho, era fundamental o fato do programa ser antecedido por sucessos como o "Qual é a Música?", do patrão Silvio Santos, que já passava o bastão liderando no Ibope.
Em 2003, após queda na audiência, o programa tenta se renovar focando no jornalismo. É quando no mês de setembro, o "Domingo Legal" exibe uma falsa entrevista com integrantes do PCC. A imagem de Gugu é arranhada e a audiência cai ainda mais.
Nos anos seguintes, a atração ganha novo cenário e volta a se focar no entretenimento. Apostando em quadros como "Encontros", "Bate Coração" e "De Volta Pra Minha Terra", Gugu manteve seu confortável segundo lugar.
Nessa mesma época, o programa também viu sua audiência ser alavancada pelo reality show que o antecedia. Tratava-se do bem sucedido "Supernanny". Mesmo assim o "Domingo Legal" continuou sem voltar incomodar a liderança da Globo.
Já em 2006, Gugu volta a repaginar sua atração, apostando em novos quadros de entretenimento. No entanto, o programa passa a sofrer com a baixa audiência recebida do "Sorteio da Tele Sena", sendo esse um dos piores anos em audiência. O apresentador que já estava confortado com o segundo lugar, muitas vezes teve que passar a disputar com a Rede Record.
Os resultados só melhoraram em 2007, depois da estreia de quadros como "Trocando as Bolas" e "Biombo da Moda". No final desse mesmo ano, apostam na estreia do quadro "Construindo um Sonho". O resultado foi a liderança em cima do "Fantástico", da Globo. Depois de anos, Gugu voltava se destacar na audiência.
No ano seguinte, o "Construindo um Sonho" foi transformado no carro chefe da atração, fazendo o programa novamente brigar pela liderança. No dia 03 de agosto de 2008, o “Construindo” chegou a pico de 28 pontos.O quadro que reforma a casa das pessoas está entre os produtos mais bem produzidos da história da emissora. E deve continuar na atração em 2009, junto com outras novidades prometidas pela produção do tradicional "Domingo Legal".








0 comentários:
Postar um comentário