4 de jan. de 2009

Especial "A Lei e o Crime": De que lado você está?

O filão dramático, extraordinariamente rico, aberto pela bem-sucedida "Vidas Opostas" gerou um afilhado: a nova minissérie da Rede Record "A Lei e o Crime".

Também da autoria de Marcílio Moraes, que se nega a identificar indícios de plágio, o seriado vai discutir os limites ténues que se estabelecem entre a lei e a criminalidade brasileiras, tão presentes no cotidiano do povo brasileiro.

A violência, que se desencadeia depois de dois assassinatos, gerará conflitos demolidores que motivarão a existência desse seriado rude, seco e com linguagem diretamente voltada para o mais comum dos brasileiros.

E a nova aposta da emissora, para esta ‘voar novamente’ estreará batendo de frente com a minissérie da Globo, "Maysa – Quando Fala o Coração".

A nova minissérie da Record ganha aqui um especial que sintetiza tudo o que de mais importante há a saber sobre a nova produção. Não deixe de conferir.

  • Ficha Técnica:
Rede Record - 2009
Uma minissérie de Marcílio Moraes.
Escrita por Marcílio Moraes, Joaquim Assis, René Belmonte, Sylvia Palma e Leonardo Gudel.
Horário: Segundas-feiras, 23h.
Direção geral de Alexandre Avancini.
Núcleo de Alexandre Avancini.
  • Elenco:

Francisca Queiroz – Catarina
Ângelo Paes Leme – Nando
Caio Junqueira – Romero
Heitor Martinez – Leandro

Raquel Nunes – Olimpia
Eduardo Lago – Renato
Kito Junqueira – Ari
Vanessa Gerbelli
Felipe Martins – André
Aline Borges – Lacraia
Sílvio Guindane – Valdo
André Ramiro – Tião Meleca
Rogério Brito – Araújo
Luiz Carlos de Moraes – Izaque
Valquíria Ribeiro – Maria Joana
Gabriela Durlo – Rosa
Nathália Guimarães – Gisele
Léa Garcia – Clara
Cristina Pereira – Jussara
Marília Barbosa – Luisa
Adriana Prado – Josefa
Jonathan Nogueira – Edson
Daniel Andrade – Orlando
Chico Expedito – Cícero
Tião D'Ávila
Juliana Teixeira – Margarida

Participações Especiais:
Nildo Parente – Alcebíades
Roberto Brota – Reinaldo
Marcelo Escorel – Juvenal
Marcela Moura – Laura
Jonas Bloch – Feitosa
Sérgio Henrique – Chulé
Cláudio Gabriel – Anderson
Paulo Carvalho – Belisário

As Crianças:
Giullia Buscaio – Patrícia
Rodrigo Costa – Celso
Larissa Henrique – Sandrinha

  • A História:

A história de "A Lei e o Crime" se desenrola a partir de dois assassinatos. Nando, um homem da classe média baixa, amargurado e violento, assassina o próprio sogro. Para escapar do crime, o morador do subúrbio carioca vai parar na fictícia favela da Alvorada e assume o controle do tráfico de drogas do local. O assassinato vai trazer vários desdobramentos para o desenrolar da série.

É a partir desse assassinato, que Nando passa a ser perseguido por Catarina, uma socialite que vira delegada depois de ver o seu pai assassinado por um bando de traficantes. Para combater o crime, a delegada chefiará o policial miliciano Romero, cunhado de Nando e que o perseguirá incansavelmente, a fim de fazer justiça com as próprias mãos.

  • Filão dramático e alta definição:

Além de "Avassaladoras", produzida em 2006, a experiência da Record em seriados tem sido pouca ou nenhuma. Talvez por isso, Marcílio Moraes, autor de "A Lei e o Crime", considere que essa é uma “ousadia digna de reconhecimento” até porque a discussão que o povo brasileiro fará, semanalmente, dos limites entre a lei e o crime constituem o mote que dá origem aos conflitos humanos dessa história.

Totalmente gravada com apenas uma câmera de Alta Definição, já visando sua exportação, "A Lei e o Crime" é constituída por 16 episódios recheados de histórias curtas que se desenvolverão a cada episódio, permeadas de outras histórias que percorrerão toda a temporada.

De "Vidas Opostas", o seriado só tem em comum o ambiente: a criminalidade, a polícia e o povão brasileiro. E é nisso que a Record volta a apostar para começar da melhor forma o ano de 2009.

  • Violência e Ação:

De acordo com Marcílio Moraes é preciso descortinar a aparência para compreender a essência que estará por trás dos tiros e da ação de "A Lei e o Crime". Até porque as comparações com a sua bem-sucedida "Vidas Opostas’ têm sido mais que muitas.

No entanto, o seriado olhará criticamente para a lei e a criminalidade brasileiras expondo, no limite, os mais diversos conflitos humanos que despoletarão múltiplos sentimentos.

A premissa que dá o mote ao seriado é a ocorrência de dois assassinatos. Esse será um conflito estritamente familiar, já que um genro humilhado mata o sogro e é jurado de morte pelo cunhado. “Este conflito humano mas insuperável, no qual todas as partes têm razão, é a força motriz do enredo”, resume Marcílio Moraes.

  • Anti-"Tropa de Elite":

Diferente do apelo da violência que impregnou o filme "Tropa de Elite", "A Lei e o Crime" se preocupará em ir buscar uma postura crítica do seu público. Talvez por isso, o autor considere o seu produto o 'Anti - "Tropa de Elite"'. E foi, meramente, casual a escolha dos atores Caio Junqueira e André Ramiro, que participaram do filme, para integrar o casting do seriado.

Além deles, também as presenças de Raquel Nunes, Heitor Martinez e Ângelo Paes Melo, que já tinham participado de "Vidas Opostas", estarão presentes no formato que a Record se prepara para estrear na segunda-feira. “O telespectador não confunde de verdade o ator com o seu personagem”, conclui Marcílio Moraes.

  • Páreo duro:

Consensual ou não, é certo que a Record pretende cravar mais alguns pontos de audiência em cima de uma estréia da Rede Globo. E a minissérie "Maysa", que a Globo preparou cuidadosamente, poderá sofrer as consequências de um seriado que se preocupará mais com o chamado ‘povão brasileiro’ do que com a classe média, em geral representada na teledramaturgia brasileira.

Apesar de não ter medo da concorrência, nem de ‘Maneco’ (Manoel Carlos), Marcílio Moraes é soberano ao afirmar que não sabe se o seu produto vai desbancar a Rede Globo. No entanto, além de garantir a excelência da dramaturgia apresentada, o autor assume que "A Lei e o Crime" será páreo duro.

  • Para marcar na agenda:
  • "A Lei e o Crime" estréia segunda (05/01), às 23h, na Rede Record, logo após a exibição de mais um capítulo de "Chamas da Vida".

Artigos Relacionados

0 comentários: