25 de ago. de 2008

SBT faz aniversário e cadê a festa?

por Endrigo Annyston

Na última semana o SBT completou 27 anos de história. Diferente dos últimos anos, há sim o que comemorar.

A emissora de Silvio Santos vem de um período de forte turbulência, onde amargou uma das piores crises de audiência de sua história, e, mais que isso, um momento delicado, quando perdeu para a Rede Record a segunda colocação na média Brasil, mesmo que com uma pequena - porém considerável - vantagem.

E todos, no canal, demonstravam estar de braços cruzados, pois a Record parecia "arroz de festa" e logo iria voltar ao seu patamar original. Mas a Record foi crescendo e crescendo, chegando, inclusive, a roubar preciosos pontos da poderosa Globo.

Foi quando um sinal amarelo acendeu na rede carioca, e, para evitar maiores sustos, se mexeram, e trouxeram o "Profissão Repórter", por exemplo, para conter o avanço da Record às terças.

O SBT só se mexeu mesmo quando o sinal vermelho estava quase explodindo de tanto piscar, quando parecia que a situação realmente não ia voltar aos patamares normais caso eles "não levantassem o traseiro gordo" e fossem a luta.

Houve, a partir de então, uma "luta" entre aspas. Nada de novo foi criado e as coisas continuaram a serem retiradas do baú, especialidade de Silvio Santos.

Foram buscar na extinta Manchete seu maior sucesso, "Pantanal", que devolveu ao SBT a segunda posição no horário nobre durante sua exibição. Também trouxeram de volta um marco dos domingos, o "Programa Silvio Santos", que, como a novela de Benedito Ruy Barbosa, acabou com a festa de Eliana.

Isso melhorou o ânimo do casting da emissora, que viu seus índices se elevarem, e, ao que parece, o "gigante" SBT acordou, e, por conta disso, teve motivos para comemorar seu aniversário, mesmo que sem festa.

A questão é que ainda falta muito para ser feito, precisam, especialmente, de estratégia a longo prazo. "Pantanal" está acabando e não há nem sinal de uma possível data para a estréia de "Revelação". Acho que alguém lá pensa que eternamente Juma vai virar onça e acabar com as chamas da Record.

Artigos Relacionados

0 comentários: