2 de fev. de 2008

Carnaval 2008: Primeiro dia de desfiles é marcado por falta de ousadia de escolas

Com exceção do desfile da Gaviões da Fiel, que tem uma das principais torcidas do Carnaval, o sambódromo dançou, cantou um pouco, mas passou grande parte da noite sentado.
Ambas apostaram em tons e motivos frios --branco, prata, azul, ursos polares--, seguidos pelo colorido das frutas das quais alguns sorvetes são feitos.

A Gaviões da Fiel saudou os bandeirantes.



A Unidos de Vila Maria comemorou os 100 anos da imigração japonesa.

A Tom Maior lembrou da posição de São Paulo como motor da economia brasileira.



A Rosas de Ouro contou a história dos perfumes e perfumou a avenida.

A Nenê de Vila Matilde encerrou o dia com uma homenagem ao folclorista Câmara Cascudo.


Das sete escolas que se apresentaram entre sexta-feira e sábado, duas escolheram o mesmo tema: o sorvete foi cantado pela:


Acadêmicos do Tucuruvi.


E pela Águia de Ouro.



Os carros alegóricos também não se destacaram. Visualmente bonitos, sim, mas animadores, não. A maioria das escolas apostou em bonecos que se mexiam, coisa a que os foliões já estão mais que acostumados.

FAVORITAS

Marco Lunez, jurado do tradicional Troféu Nota 10 do Diário de São Paulo, mencinou a Rosas de Ouro e a Unidos de Vila Maria pelos carros gigantescos e amplamente adornados.

Um dos atrativos da Rosas de Ouro foi o carro abre-alas, que era antecedido por seis carros menores em formato de flor que esguichavam uma fumaça com cheiro de rosa para celebrar o aroma.

A Unidos de Vila Maria, conquistando notoriedade no Carnaval de São Paulo nos últimos anos, apostou em carros de grandes proporções e cheios de brilho para chamar a atenção.

Quase sempre a favorita da torcida em razão dos fãs alvinegros que lotam o sambódromo, a Gaviões da Fiel voltou ao Grupo Especial e abriu o Carnaval da cidade.


Depois do rebaixamento do Corinthians nos campos de futebol em 2007, a torcida alvinegra veio ávida por um título, mesmo que no sambódromo.
"Às vezes, a situação adversa desperta. Acreditamos nisso para motivar ainda mais a energia de toda a comunidade. Na avenida, a tristeza fica de lado para que possamos dar o primeiro título do ano aos corintianos", disse o presidente da escola, Helbert Ferreira.

PROBLEMAS

Mas a Gaviões foi uma das poucas escolas que apresentou problemas durante o desfile. Um dos destaques, a apresentadora de TV Sabrina Sato desentendeu-se com a parte de cima da fantasia --um minúsculo biquíni-- e passou parte do desfile com a mão no peito.

Antes, ela pediu ajuda à equipe técnica, o que causou alvoroço e um congestionamento de fotógrafos na avenida.

A Águia de Ouro foi outra com contratempos. O pneu do quarto carro furou ainda na concentração, obrigando os integrantes da escola a empurrar a alegoria durante todo o trajeto.

O resultado foi que o carro atrasava e abria buracos significativos no desfile. A torcida gritava: 'Vai, não pára', enquanto membros de alas da frente corriam para ajudar a empurrar o carro. A escola encerrou a apresentação no último minuto permitido.
Programação
Nesta Sexta-Feira (01/02) desfilaram:
1º Gaviões da Fiel
2º Acadêmicos do Tucuruvi
3º Unidos de Vila Maria
4º Águia de Ouro
5º Tom Maior
6º Rosas de Ouro
7º Nenê de Vila Matilde
E neste Sábado (02/02) desfilarão:
1º Camisa Verde
2º Mancha Verde
3º X-9 Paulistana
4º Pérola Negra
5º Vai-Vai
6º Mocidade Alegre
7º Império de Casa Verde

Artigos Relacionados

0 comentários: