22 de jan. de 2008
Familiares e Amigos se despedem de Luiz Carlos Tourinho
Morreu no Rio, às 7h10 desta segunda-feira (21/01), Luiz Carlos Tourinho, o Nezinho da novela Desejo Proibido, da Rede Globo. O ator, que deu entrada às 6h45 no Hospital das Clínicas de Niterói com parada cardio-respiratória, ainda tentou ser reanimado pelos médicos, mas não resistiu.De acordo com o obituário divulgado pelo hospital, a causa da morte de Tourinho, que tinha 43 anos, foi a ruptura de um aneurisma cerebral.
Por volta das 14h30, o corpo do ator chegou na capela 2 do Cemitério Parque da Colina, em Pendotiba, Niterói, onde familiares mais próximos já o aguardavam. A mãe, Dona Edna e a irmã, Flávia, muito abaladas, chegaram a pedir que jornalistas e fotógrafos não fizessem imagens de Luiz Carlos no caixão.
Colegas de elenco, Murilo Rosa, Emílio Orciollo Netto, Marcos Caruso e Fernanda Vasconcellos, que teve uma crise de choro ao entrar no velório, foram os primeiros a chegar. Grazi Massafera, a Florinda de Desejo Proibido, muito abalada, falou:
- Desculpa, mas eu não tenho muita coisa pra falar. A última imagem que eu tenho dele é um sorriso, disse Grazi lembrando do último dia de gravação de Tourinho, quando estiveram juntos no Projac.
Ainda mais consternada, Letícia Birkheuer disse:
-Está sendo um momento muito difícil, principalmente porque eu não perdi só um colega de trabalho, perdi um amigo. Nos bastidores era ele que me fazia sorrir, tinha sempre uma piada pra cada momento. Ele vai fazer muita falta. Muita mesmo, completou a atriz, que se afastou chorando.
Se o clima era de tristeza profunda entre os amigos, os familiares de Tourinho estavam ainda mais emocionados. A mãe do ator chegou a passar mal durante o velório e foi amparada por amigas e teve que ser retirada da capela.
Nomes como Xuxa e o casal Angélica e Luciano Huck, que não puderam comparecer ao cemitério, fizeram questão de prestar a última homenagem e enviaram coroas de flores, que não paravam de chegar.
Outros amigos da Globo, como Eva Wilma, Fernanda Paes Leme, Bruna Marquezine e Pedro Neschling chegaram ao velório em um ônibus que veio diretamente do Projac.
O enterro, que aconteceu às 17h10, levou uma multidão emocionada pelo cemitério, mesmo debaixo de chuva. Durante o cortejo, muitas lágrimas e a última demonstração de carinho da mãe do ator, que colocou em cima do caixão uma rosa e uma palma vermelha.
Na saída, Ingrid Guimarães, que contracenou durante muito tempo com Tourinho em Sob Nova Direção, contou que o ator também a dirigiu em uma peça de teatro quando ela tinha apenas 16 anos:
- Ele foi meu primeiro diretor, na peça Jardim das Borboletas. Eu sabia do problema dele, mas achei que ele já tivesse melhorado. No final de 2007 estivemos juntos e eu o achei muito magrinho, disse Ingrid.
Marcos Paulo, que cuida do núcleo de atores da novela das seis, também compareceu ao enterro e fez questão de falar de Tourinho:
- Ele era um grande ator, embora nem sempre reconhecido. Era uma pessoa muito querida e dedicada ao trabalho. Estava passando por uma fase muito boa, que foi interrompida barbaramente, lamentou.








0 comentários:
Postar um comentário